Qual o Melhor Horário para Fotografar?

por | | , , ,

Você gostaria de saber qual é o melhor horário do dia para tirar fotos? Neste tutorial, você vai aprender quando a luz do dia está fantástica para qualquer tipo de fotografia que você goste de fazer. Essas 21 dicas sobre o horário do dia, utilizadas por fotógrafos profissionais, ensinarão quando sair para fotografar e como usar a luz de forma mais eficaz.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESTE ARTIGO:

Melhor Luz Para Fotografias

A luz é um dos elementos mais essenciais na fotografia, sendo capaz de transformar completamente o resultado final de uma imagem. Saber o melhor horário do dia para tirar fotos pode ser a diferença entre uma foto comum e uma obra de arte. Cada momento do dia oferece qualidades únicas de iluminação, que podem ser aproveitadas de maneiras distintas, dependendo do tipo de fotografia que você deseja criar. Nesta seção, exploraremos como diferentes condições de luz, desde a suavidade da hora dourada até a luz intensa do meio-dia, podem influenciar o aspecto das suas imagens e como tirar o máximo proveito de cada situação.

Fotografe Durante a Hora Dourada da Manhã (ou Hora Mágica)

Você provavelmente já ouviu o termo Hora Dourada ou Hora Mágica. Esse período ocorre aproximadamente meia hora antes do nascer do sol e uma hora depois. A hora dourada é assim chamada porque a luz da manhã é suave e, claro, dourada!

1. Fotografe Antes do Nascer do Sol

Para aproveitar ao máximo a hora dourada da manhã, é recomendável usar um tripé, pois a luz geralmente é muito baixa para conseguir uma foto nítida. Comece antes do nascer do sol e encontre um local, como uma casa ou edifício, que tenha pelo menos uma luz artificial. Fotografe a parte externa do edifício e você verá uma combinação maravilhosa de cores azul e amarela.

2. Fotografe em Direção ao Nascer do Sol para Criar Flare

Depois que o sol nascer, você pode praticar a fotografia de flare, que adiciona uma bela cor dourada às suas fotos. Encontre um local bonito e aponte sua câmera diretamente para o sol nascente. Se a sua foto parecer um pouco escura, ajuste a compensação de exposição da sua câmera para clarear a imagem.

Atenção: É perigoso olhar pelo visor da câmera ao fotografar em direção ao sol. O ideal é compor a foto usando a tela traseira para evitar danos aos olhos.

3. Fotografe Pessoas com Luz Solar da Manhã

Quando o sol estiver mais alto no céu, você pode incluir pessoas em suas fotos. As pessoas estarão contraluz, ou seja, a luz do sol vem de trás delas. Se a foto parecer escura, use o botão de compensação de exposição para aumentar o brilho.

4. Procure Raios de Luz Solar

Uma oportunidade fotográfica ocorre quase uma hora após o nascer do sol. Tente encontrar um local onde a luz do sol esteja passando entre edifícios, árvores ou outros objetos que bloqueiem um pouco da luz, mas permitam que um raio de luz brilhe.

5. Fotografe Jardins Uma Hora Após o Nascer do Sol

Uma ótima maneira de fotografar um jardim é cerca de uma hora após o nascer do sol. Coloque a câmera de forma que, ao fotografar o jardim, o sol esteja diretamente atrás das plantas. Essa técnica, chamada de retroiluminação, é uma maneira encantadora de fotografar jardins, pois a luz do sol brilha através da vegetação, dando um brilho rico.

Fotografe Durante o Meio-Dia com Luz Dura

Muitos fotógrafos voltam para casa após a hora dourada e não saem mais até a hora dourada da noite. Nesta seção, você aprenderá como fotografar com sucesso ao meio-dia, quando a luz do dia é intensa.

6. Fotografe a Vegetação de Baixo para Cima

Fotografe a vegetação de baixo para cima, permitindo que o sol ilumine a folhagem por cima. Isso criará um brilho verde que faz com que as plantas pareçam vibrantes e brilhantes.

7. Use a Compensação de Exposição Para Escurecer os Fundos

Se você ver uma bela planta iluminada pela luz direta do sol, use o botão de compensação de exposição para escurecer a foto. Clique no botão de menos (“-”) até que a planta fique normalmente iluminada e o fundo se torne um bonito preto profundo.

8. Procure Texturas ou Padrões Para Fotografar

Fique atento a fotos de texturas ou padrões, pois elas funcionam bem independentemente da intensidade da luz externa. Uma foto de textura ou padrão não tem um sujeito principal.

9. Use Sombra Para Fotografar Pessoas Quando a Luz é Dura

Se você deseja fotografar pessoas, mas a luz solar é muito intensa, peça para elas se moverem para o lado sombreado de um prédio. Embora não seja o tipo ideal de iluminação, estar à sombra de uma parede é certamente melhor do que estar sob a luz intensa do sol.

10. Procure Paredes Para Criar Fotos com Sombra

Procure uma parede que tenha sombra quando as pessoas passam. Você pode obter resultados muito interessantes, como a sombra de uma pessoa comum projetando a imagem de um fisiculturista musculoso!

11. Converta Retratos em Preto e Branco Quando a Luz é Dura

Quando você precisa tirar um retrato sob a luz intensa do meio-dia e os resultados não são como esperava, uma dica eficaz é transformar a foto em preto e branco. Antes de excluir, experimente suas fotos em preto e branco e veja o que acontece.

Fotografe Durante a Hora Dourada da Noite

A hora dourada da noite é semelhante à hora dourada da manhã; no entanto, o assunto será diferente. A maioria dos eventos, festivais e multidões ocorre à noite, enquanto fotos pacíficas e sem multidões são geralmente tiradas de manhã.

12. Fotografe Pessoas e Iluminação Artificial à Noite

Fotografias tiradas durante a hora dourada da noite, como a imagem de uma mulher passando por lanternas japonesas, capturam a luz das lanternas. Se essa foto fosse tirada ao meio-dia, o brilho das lanternas não seria visível. Para retratos externos com luz elétrica, escolha a hora dourada da noite.

13. Procure Raios de Luz da Noite Para Fotografar Pessoas

Antes do pôr do sol, o sol está baixo no céu. Quando a luz do sol brilha entre edifícios ou outros objetos, cria oportunidades fotográficas únicas. Sempre procure raios de luz brilhando em paredes e espere que alguém entre na sua foto.

14. Crie Flare para Fotografias Artísticas

Um flare é um círculo (ou círculos) de luz que ocorre na maioria das fotos quando a lente está apontada diretamente para o sol. Para criar flares artísticos, fotografe diretamente em direção ao sol pouco antes do pôr do sol. Nunca olhe diretamente para o sol através do visor da câmera.

15. Coloque Pessoas Sob o Sol Poente

Retratos são lindos durante a hora dourada da noite. Pouco antes do pôr do sol, posicione seus sujeitos sob a luz do sol poente para obter um belo brilho suave ao redor deles.

16. Continue Fotografando Após o Pôr do Sol

Após o pôr do sol, você terá cerca de uma hora para obter ótimas fotos com o céu azul ainda visível. Se você estiver fotografando em uma cidade com luzes artificiais, provavelmente perceberá que o céu escurecendo ficará mais azul, enquanto as casas ou edifícios próximos ficarão mais amarelos.

Fotografia Noturna

À noite, suas fotos serão iluminadas pela lua, luzes artificiais ou ambos. Como você estará fotografando em condições de baixa luminosidade, pode ser melhor usar um tripé para as próximas dicas.

17. Use Sua Lente Zoom Para Luzes da Cidade à Noite

Use uma lente zoom longa para tornar as luzes de neon da cidade mais dramáticas. Lentes zoom, na faixa de 70mm a 200mm, possuem uma propriedade física que faz objetos distantes parecerem compactados ou comprimidos.

18. Se Você Não Tiver um Tripé, Use uma Lente Grande Angular

Se você não estiver usando um tripé quando ficar escuro, troque para uma lente grande angular. Lentes grande angulares têm uma chance muito maior de entregar uma imagem nítida em comparação com lentes zoom, que são propensas a tremores.

19. Evite Luzes Urbanas Feias Convertendo Suas Fotos em Preto e Branco

A maioria das lâmpadas de rua é feita de mercúrio ou sódio, resultando em uma cor laranja ou verde. Se você achar que sua foto colorida não está boa devido a essas cores, experimente transformá-la em preto e branco.

20. Use a Luz da Lua Para Criar Paisagens com Tons Azuis Suaves

A luz da lua é uma fonte de iluminação muito agradável, pois banha o mundo em uma luz azul suave. Para esse tipo de foto, você precisará de um tripé, pois a exposição pode durar um ou dois minutos. Coloque sua câmera em um tripé, aponte-a para a paisagem noturna e pressione suavemente o botão do obturador.

21. Use Seu Corpo Como um Tripé Para Manter Suas Fotos Nítidas

A maioria dos festivais acontece à noite, o que dificulta a vida dos fotógrafos, pois usar um tripé nem sempre é prático. Para garantir que suas fotos fiquem decentes e nítidas sem um tripé, sente-se no chão e apoie os cotovelos nos joelhos. Isso estabilizará sua parte superior do corpo e dará uma chance melhor de obter uma foto noturna mais nítida.

Conclusão

Os melhores horários para fotografar dependem do tipo de luz que se deseja e do efeito que se quer alcançar nas imagens. O início da manhã e o final da tarde, durante a chamada “hora dourada”, proporcionam uma luz suave, dourada e agradável para retratos, paisagens e cenas naturais. Esse período é ideal para quem busca cores mais quentes e sombras suaves.

No entanto, fotografar em outras condições de luz também pode produzir resultados incríveis. A luz dura do meio-dia pode ser desafiadora, mas permite explorar sombras, padrões e texturas únicas. À noite, a luz artificial e o brilho da lua criam uma atmosfera distinta, perfeita para explorar paisagens urbanas e eventos.

Portanto, o melhor horário para fotografar varia conforme o estilo e o objetivo da sessão, mas o conhecimento e a adaptação às diferentes condições de luz são essenciais para criar imagens impactantes em qualquer situação.

Deixe um comentário